CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa avalia condições de saúde de idosos

Nutricionista Juliana Marchesi conversou com a CBN Ribeirão
Pesquisa avalia condições de saúde de
Nutricionista Juliana Marchesi conversou com a CBN Ribeirão

Nutricionista Juliana Marchesi conversou com a CBN Ribeirão

Uma pesquisa está sendo realizada em Ribeirão Preto para avaliar a composição corporal, Pesquisa avalia condições de saúde de, a atividade física e a força muscular em pessoas com mais de 65 anos. A nutricionista e pós-graduanda Juliana Marquez, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, explica que o objetivo é analisar a relação entre a força muscular, a prática de atividade física e a composição corporal, incluindo a quantidade de massa muscular, gordura e água no organismo.

Objetivos e metodologia da pesquisa: Segundo Juliana, a pesquisa investiga se a prática ou o sedentarismo influenciam diretamente a força muscular dos membros inferiores, especialmente das pernas. Para isso, são realizados exames de densitometria óssea, que avaliam a massa muscular, gordura, água e densidade mineral óssea, além de exames de sangue e testes de força muscular. Os participantes também usam um aparelho na coxa que monitora a atividade física durante uma semana.

Critérios de exclusão: Não podem participar pessoas que utilizam marca-passo, que possuem doenças cardíacas incapacitantes ou que dependem de dispositivos de auxílio para locomoção, como bengala, cadeira de rodas ou andador.

Composição corporal e envelhecimento: Juliana destaca que a obesidade não é mais prevalente na terceira idade do que em outras faixas etárias, mas que os idosos podem ser mais prejudicados devido ao aumento natural da gordura corporal e à diminuição da massa muscular com o avanço da idade. Essa combinação pode aumentar o risco de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, elevação do colesterol e triglicerídeos, além de aumentar a incidência de quedas e fraturas.

Importância da atividade física na terceira idade

A pesquisadora ressalta que muitos idosos acreditam que não precisam mais praticar atividade física, o que está relacionado ao aumento do peso e à prevalência da obesidade nessa faixa etária. Por isso, a pesquisa busca entender melhor essa relação para promover a saúde dos idosos.

Informações adicionais

A pesquisa está prevista para ser concluída até junho. Interessados em participar podem se inscrever pelo telefone (16) 91258-192, código de área de Ribeirão Preto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.