CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa avalia qualidade de vida em Ribeirão Preto

Economista Fred Guimarães falou com a CBN Ribeirão
qualidade de vida
Economista Fred Guimarães falou com a CBN Ribeirão

Economista Fred Guimarães falou com a CBN Ribeirão

Uma pesquisa abrangente sobre a qualidade de vida em Ribeirão Preto foi recentemente divulgada, abordando diversos aspectos como serviços públicos, limpeza urbana, trânsito, cidadania, o terceiro setor e a percepção da política na cidade. O economista Fred Guimarães, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, comentou os resultados.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa entrevistou 391 pessoas, garantindo um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,9 pontos percentuais. As entrevistas foram realizadas em diversos pontos da cidade, buscando abranger diferentes perspectivas. Devido à amplitude do questionário, a pesquisa exigiu disponibilidade dos participantes para responder às questões.

Impacto dos Acontecimentos Nacionais

Os resultados da pesquisa de 2013, quando comparados aos de 2012, revelaram uma queda na avaliação da honestidade dos governantes e da punição à corrupção. Fred Guimarães sugere que essa mudança reflete um sentimento pessimista influenciado por eventos de cunho nacional, como os casos de corrupção amplamente divulgados na mídia. Ele expressa esperança de que a punição efetiva dos culpados possa levar a uma melhor avaliação no futuro.

Desafios no Trânsito e Mobilidade Urbana

A pesquisa também analisou a satisfação com a qualidade do asfalto, a mobilidade urbana e o transporte coletivo. O trânsito, juntamente com a violência e a criminalidade, continua sendo uma grande preocupação para a população. O transporte coletivo, utilizado pela maioria dos moradores, também influencia a percepção da qualidade de vida. A pesquisa apontou que ainda há muitos problemas a serem enfrentados no trânsito de Ribeirão Preto, incluindo a qualidade das vias e o tempo de deslocamento, que, apesar de uma leve melhora, ainda é considerado insatisfatório.

Respeito à Terceira Idade

A pesquisa abordou o respeito à terceira idade no município, indicando que esse respeito é proporcional à integração dos idosos na sociedade. Curiosamente, pessoas com renda entre 2 e 10 salários mínimos demonstraram maior respeito e solidariedade em relação aos idosos do que aqueles com renda inferior ou superior a essa faixa. A exclusão e a depressão são problemas enfrentados por muitos idosos, e a pesquisa destaca a necessidade de mudar esse panorama.

Os dados coletados oferecem um panorama valioso sobre a percepção da população em relação a diversos aspectos da vida na cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.