CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Pesquisa busca desenvolver material para substituir o couro animal

Produto, chamado de "biocouro", é produzido a partir da vagem do angico, árvore presente em diferentes biomas brasileiros
Pesquisa busca desenvolver material para substituir
Produto, chamado de "biocouro", é produzido a partir da vagem do angico, árvore presente em diferentes biomas brasileiros

Produto, chamado de “biocouro”, é produzido a partir da vagem do angico, árvore presente em diferentes biomas brasileiros

Giro do Agro — oferecimento: Copercana, referência em cooperativismo. Reportagem de Julia Trés com as principais informações do agronegócio nesta quinta-feira.

Desenvolvimento do biocouro

Uma peça destinada a substituir o couro animal está sendo desenvolvida no Brasil a partir de matéria-prima vegetal. A designer Marina Bellintani, natural de Matão, é a responsável pela descoberta e pelo desenvolvimento do que vem sendo chamado de biocouro. Após mestrado em Londres, Marina retornou ao país e passou a investigar a vagem da árvore angíclico como base para um novo material com aspecto de couro.

Matéria-prima e técnica

O angíclico é uma espécie nativa da América do Sul presente em biomas como Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. A pesquisadora identificou nas vagens da árvore uma fonte promissora para a formulação do biocouro e desenvolveu uma técnica para transformar esse resíduo em um material similar ao couro convencional, porém de origem vegetal.

Impacto ambiental e potencial de mercado

Atualmente, grande parte dos materiais usados pela indústria têxtil contém insumos derivados do petróleo. Tecidos sintéticos oriundos desse combustível fóssil podem demorar séculos para se decompor quando retornam ao ambiente. A proposta da iniciativa de Marina é oferecer uma alternativa com menor impacto ambiental, valorizando resíduos florestais e convertendo as vagens do angíclico em um produto de alto valor agregado.

Essa foi a reportagem do Giro do Agro. Amanhã trago mais informações do agronegócio.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.