Selo de denominação de origem “Filé de Tilápia Chavantes” foi registrado com o objetivo de garantir as caraterísticas e padrões
Uma pesquisa inédita uniu setores público e privado para criar protocolos de certificação da tilápia produzida em reservatórios do sudoeste paulista, culminando na criação do selo Phileditilápia, uma denominação de origem.
O que é Denominação de Origem?
A denominação de origem é um selo que garante a origem geográfica de um produto, assegurando que suas características se devem exclusivamente ao meio geográfico. Assim como o champanhe francês ou o queijo Canastra, o Phileditilápia certifica a qualidade da tilápia produzida em uma região específica.
Metodologia da Pesquisa e Certificação
A pesquisa, conduzida pela bióloga Tavani Rocha Camargo, envolveu dois anos de visitas a fazendas da região de Xavantes, para elaborar protocolos de manejo e qualidade do pescado. Foram analisados aspectos como o manejo dos animais, desde o recebimento dos alevinos até o abate, além de análises da composição e qualidade do filé. Este processo resultou em um caderno de especificações exigido pelo INPI para a certificação.
Impacto Econômico e Social
A certificação Phileditilápia garante maior valor agregado ao produto, abrindo portas para novos mercados e melhores preços para os produtores. Além disso, reforça a identidade cultural da região e valoriza o conhecimento tradicional na produção de tilápia. A tilápia de Xavantes se destaca por apresentar níveis significativos de aminoácidos como glicina e taurina, benéficos à saúde, e um sabor adocicado. O manejo diferenciado, focado no rendimento do filé e não apenas no peso do peixe, contribui para a qualidade superior do produto.



