Economista Fred Guimarães falou com a CBN Ribeirão
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) divulgou hoje os resultados de sua pesquisa sobre os preços de produtos natalinos na cidade. O levantamento, que analisou diversos estabelecimentos, revelou um aumento médio de 9,39% nos preços em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Panetones Lideram Aumento de Preços
De acordo com o economista Fred Guimarães, panetones e chocotones foram os produtos que apresentaram a maior variação de preço. Em relação ao ano passado, a variação foi de 15,66%, um aumento significativo em comparação com os 6,97% registrados no ano anterior. Os panetones de 400g e 700g foram os que mais encareceram.
Pesquisa como Ferramenta para o Consumidor
Guimarães ressalta que a pesquisa tem como objetivo orientar o consumidor na hora de montar a ceia de fim de ano. Ao apresentar um preço médio, mínimo e máximo, a ACIRP oferece um parâmetro de mercado que serve como referência para as compras. Ele explica que a variação de 9,39% é superior à inflação do período, possivelmente devido à menor oferta de alguns produtos em novembro.
Ajuste nos Preços de Frutas Cristalizadas
A pesquisa também apontou que alguns produtos, como frutas cristalizadas, uva passa, ameixa seca, nozes e castanha do Pará, tiveram um ajuste de rentabilidade, ficando mais baratos. Guimarães exemplifica com a relação entre o preço de nozes com e sem casca, mostrando que a diferença diminuiu este ano.
A pesquisa foi realizada em 16 supermercados de Ribeirão Preto, incluindo grandes, médios e pequenos estabelecimentos, totalizando 916 coletas de preços. Uma segunda fase da pesquisa será realizada em breve, com o objetivo de coletar uma quantidade ainda maior de dados e aumentar a representatividade dos produtos.
A pesquisa da ACIRP oferece um panorama dos preços dos produtos natalinos em Ribeirão Preto, auxiliando o consumidor a tomar decisões de compra mais informadas.



