Bruno Silva comenta sobre a importância do engajamento dos eleitores, que pode definir os rumos do país e das cidades
Uma pesquisa Datafolha, realizada entre 6 e 7 de atrássto, revelou dados preocupantes sobre o engajamento eleitoral em São Paulo. De acordo com o levantamento, 46% dos eleitores paulistanos não iriam às urnas se o voto não fosse obrigatório, enquanto 53% iriam. Apesar disso, a maioria (70%) acredita que a eleição para prefeito terá impacto direto em suas vidas.
Preocupação com o engajamento eleitoral
A pesquisa ouviu 1.092 pessoas com 16 anos ou mais e apontou uma possível falta de engajamento por parte dos eleitores. O baixo custo associado à não participação, seja em termos financeiros ou de regularização posterior, contribui para essa situação. Embora o voto seja obrigatório, as consequências da ausência às urnas são relativamente brandas, desestimulando alguns eleitores.
A obrigatoriedade do voto e a participação política
Sobre a obrigatoriedade do voto em si, 52% dos entrevistados se posicionaram contra, enquanto 46% são a favor. A pesquisa destaca a necessidade de um maior engajamento dos eleitores para uma democracia mais robusta. A análise aponta para um problema estrutural, um crescente distanciamento de parte do eleitorado da participação política via voto, evidenciado pelas altas taxas de alienação política no Brasil (incluindo abstenções, votos brancos e nulos).
Leia também
O desafio da educação política
Especialistas afirmam que o maior desafio reside na educação política da população, para que compreendam a importância do voto, principalmente em eleições municipais. Essas eleições impactam diretamente no dia a dia, abrangendo temas como infraestrutura, saúde, educação e outros serviços públicos. A participação ativa é crucial para que a população tenha voz e escolha seus representantes, evitando que os mais engajados decidam por aqueles menos participativos. Partidos políticos e outras instituições têm um papel fundamental nesse processo de conscientização e estímulo à participação política.