Geralmente utilizado na criação de animais, sorgo pode evitar diabetes, obesidade e até o câncer
O sorgo, tradicionalmente usado na alimentação animal, surge como uma alternativa promissora para a dieta humana. Seu preço acessível, cerca de 80% menor que o do milho, o torna vantajoso na produção de rações e, atrásra, também como ingrediente para consumo humano.
Benefícios do Sorgo para a Saúde
Rico em fibras, minerais, vitaminas e compostos fenólicos com ação anti-inflamatória, o sorgo apresenta diversos benefícios à saúde. Estudos realizados pela Unicamp, em parceria com a Embrapa e uma universidade norte-americana, mostraram que ratos obesos alimentados com farinha de sorgo por 12 semanas apresentaram redução de gordura no fígado. A farinha de sorgo, especialmente a integral, também promove saciedade, contribuindo para a redução do consumo alimentar e prevenção da obesidade. Sua capacidade de liberar açúcar lentamente na corrente sanguínea ajuda a controlar os níveis de glicose.
Sorgo como Alimento Funcional
A farinha de sorgo integral destaca-se como uma possível substituta da farinha de trigo, oferecendo benefícios na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, Alzheimer e câncer. A nutricionista Tatiane Simonasse já o utiliza em receitas, como pães sem glúten, ressaltando seu sabor similar ao trigo e seus benefícios à saúde. A diversificação alimentar é fundamental, e o sorgo se apresenta como uma opção saudável e acessível.
Leia também
Apesar de seus inúmeros benefícios e baixo custo, a produção de sorgo no Brasil ainda é limitada em comparação ao milho. No entanto, pesquisas e a crescente conscientização sobre os benefícios do sorgo para a saúde podem impulsionar sua produção e consumo no país, oferecendo uma alternativa nutritiva e acessível à população.



