Estudo ainda aponta que bebida pode auxiliar na perda de peso
Suco de laranja: aliado ou vilão da dieta? Um estudo recente da Unesp de Araraquara desmistifica a ideia de que o suco de laranja é prejudicial à perda de peso. A pesquisa, conduzida pelas pesquisadoras Thaís César e Carolina Ribeiro, acompanhou 78 pessoas acima do peso com características biológicas semelhantes, divididas em dois grupos.
Grupo de estudo e resultados
Um grupo consumiu dois copos de suco de laranja diariamente (um no café da manhã e outro na tarde), enquanto o grupo de controle substituiu o suco por alimentos com valores calóricos similares, como frutas não cítricas, iogurtes, bolachas e salgados. Após seis meses, ambos os grupos apresentaram perda de peso semelhante, demonstrando que o suco de laranja não atrapalha o emagrecimento.
Benefícios adicionais do suco de laranja
O grupo que ingeriu suco de laranja obteve benefícios adicionais. Houve uma redução de 34% na resistência à insulina (contra 10% no grupo controle), aumento significativo da capacidade antioxidante e redução de mais de 40% na inflamação sistêmica. A redução do colesterol LDL foi de 29% no grupo que consumiu suco de laranja, comparado a 9% no grupo controle. A pesquisadora Thaís César destaca que a quantidade de frutose em um copo de suco (5 a 6 gramas) é baixa e inofensiva, assim como as calorias (100 a 110 por copo).
Leia também
Recomendações e considerações finais
A pesquisa ressalta que o suco de laranja, feito com fruta 100%, oferece mais vitamina C, carotenoides e flavonoides cítricos do que o consumo da fruta in natura, devido à maior quantidade de fruta utilizada na preparação do suco. Embora a fibra seja menor, os benefícios nutricionais compensam. A recomendação é de, no máximo, três copos de suco de laranja por dia para quem busca emagrecer. A pesquisadora alerta para a importância de eliminar outros alimentos prejudiciais à saúde, como doces, produtos de padaria e carnes gordurosas, que estão mais fortemente ligados a problemas de saúde como câncer e doenças cardiovasculares, do que o suco de laranja.


