Pesquisadores examinaram 636 pessoas e 2,5% delas apresentavam anticorpos do novo coronavírus
Pesquisa do HC de Ribeirão Preto aponta alta taxa de infecção por coronavírus
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto divulgou um balanço parcial de sua pesquisa sobre a presença do coronavírus na cidade. Até o momento, o estudo indica que mais de 17 mil pessoas foram infectadas, um número significativamente maior que os 2.715 casos confirmados pela Secretaria da Saúde.
Metodologia e Resultados Preliminares
De acordo com o médico infectologista do HC, Fernando Belíssimo, a pesquisa analisou amostras de sangue de 630 pessoas (90% da meta). A análise preliminar aponta uma prevalência de anticorpos contra o coronavírus de 2,5% na amostra estudada. Considerando a população de Ribeirão Preto, essa prevalência extrapola para mais de 17.500 infectados.
Próximos Passos
Os resultados definitivos da pesquisa serão divulgados na próxima semana, após a conclusão da coleta de informações e amostras de sangue de indivíduos não localizados durante o feriado. A equipe espera obter uma visão mais completa da disseminação do vírus na cidade.
Leia também
A pesquisa do Hospital das Clínicas fornece um retrato mais amplo da realidade da pandemia em Ribeirão Preto, indicando uma taxa de infecção muito superior aos dados oficiais. Os resultados finais trarão informações cruciais para o planejamento de ações de saúde pública.



