Raíssa Baldochi, coordenadora regional do Procon, traz mais informações sobre a pesquisa e dicas para quem deseja economizar
Uma pesquisa do Procon em Ribeirão Preto revelou variações de até 112% no preço de ovos de Páscoa em diferentes lojas e supermercados da cidade. O estudo também analisou outros produtos típicos da data, como peixes, legumes e azeite.
Comparação de Preços e Itens Analisados
A pesquisa, realizada anualmente pelo Procon São Paulo, analisou 132 itens em oito estabelecimentos de Ribeirão Preto. Foram considerados chocolates, bombons, tabletes, ovos de Páscoa e produtos para o preparo de refeições típicas da Páscoa. A comparação de preços foi feita para produtos encontrados em pelo menos três estabelecimentos.
Resultados da Pesquisa: Diferenças Significativas
Os ovos de Páscoa apresentaram a maior variação de preços, com diferenças chegando a 112%. A batata, no entanto, foi o item com a maior diferença percentual, quase 240%, variando de R$ 2,95 a R$ 9,99 o quilo em diferentes locais. A pesquisa completa, com todos os dados, está disponível no site do Procon São Paulo: www.procon.sp.gov.br.
Leia também
Dicas para o Consumidor e Considerações Finais
A pesquisa reforça a importância da comparação de preços antes da compra. O consumidor deve levar em consideração o peso, a qualidade e o preço por quilo, principalmente em relação aos chocolates, onde o preço pode variar bastante dependendo do formato e da marca. Buscar alternativas, como comprar ovos de Páscoa com defeitos após a data comemorativa (desde que as condições estejam claramente informadas), pode ser uma opção para economizar. É crucial que o consumidor esteja atento à integridade dos produtos, principalmente em relação à higiene e segurança alimentar, denunciando qualquer irregularidade ao Procon.



