CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa do Sebrae mostra alta procura por brechós

Neste ano, Ribeirão Preto abriu quase 100 lojas de artigos usados; mais de dois terços são microempresas individuais
brechós
Neste ano, Ribeirão Preto abriu quase 100 lojas de artigos usados; mais de dois terços são microempresas individuais

Neste ano, Ribeirão Preto abriu quase 100 lojas de artigos usados; mais de dois terços são microempresas individuais

Reavivando o hábito de reutilizar: Brechós em alta

Com a persistência dos impactos econômicos da pandemia, muitas famílias brasileiras enfrentam dificuldades financeiras. A perda de empregos e a alta inflação têm levado a população a buscar alternativas mais econômicas, impulsionando o crescimento do mercado de produtos usados. Uma pesquisa recente do Cebrae (Centro Brasileiro de Estudos de Pequenas Empresas e Empresas de Pequeno Porte) aponta um aumento significativo na procura por brechós e serviços de reparo de roupas e calçados.

Consciência ambiental e economia combinadas

A procura por brechós não se limita apenas à questão financeira. Há também uma crescente conscientização ambiental, com consumidores optando por comprar apenas o necessário e buscando alternativas sustentáveis. Em Ribeirão Preto, comerciantes relatam um aumento na procura por peças em ótimo estado, algumas até sem uso, comprovando essa tendência. A possibilidade de encontrar produtos quase novos com preços até 50% menores impulsiona ainda mais a procura por essa opção.

O impacto nos pequenos negócios

O aumento da procura por brechós e serviços de reparo tem um impacto direto na economia local. Em Ribeirão Preto, foram abertas quase 100 novas lojas de artigos usados em 2023, a maioria delas microempreendimentos individuais. Costureiras e sapateiros também têm registrado um aumento significativo na demanda por seus serviços, mostrando a força da economia circular e a capacidade de adaptação do mercado diante das dificuldades econômicas.

O crescimento do mercado de produtos usados demonstra a capacidade de adaptação do consumidor brasileiro frente aos desafios econômicos e a crescente conscientização sobre consumo consciente e sustentabilidade. A combinação de economia e preocupação ambiental impulsiona um setor que se mostra resiliente e promissor.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.