Levantamento aponta que 44% dos micro e pequenos estão otimistas, já 60% os MEI’s esperam faturar mais que em 2021
Neste Natal, o otimismo entre pequenos negócios paulistas está em alta, segundo pesquisa do Cebrae.
Microempreendedores otimistas
Uma pesquisa recente do Cebrae indica que quase dois milhões de empreendedores em São Paulo esperam faturar mais neste Natal do que em 2021. Otimismo impera: 44% dos pequenos e microempreendedores e 60% dos empreendedores individuais projetam vendas superiores às do ano passado.
Presentes mais procurados e hábitos de consumo
O levantamento do Cebrae também revelou os itens mais populares na lista de presentes: roupas lideram as preferências, seguidas por perfumes e cosméticos, chocolates, comidas para almoço e jantar, e cestas natalinas. A pesquisa aponta ainda que o consumidor paulista deve gastar, em média, R$ 400 em pequenos negócios, principalmente em lojas físicas e utilizando cartão de crédito.
Leia também
Histórias de sucesso no interior paulista
Em Ribeirão Preto, o clima natalino aquece o comércio local. Rosangela Mendes, proprietária de uma padaria, relata aumento significativo no movimento, com maior demanda por doces. Já Leonardo Rodrigues, dono de uma escola de teatro, comemora agenda lotada em dezembro, com mais de uma apresentação diária, atribuindo o sucesso à vontade das pessoas de celebrar após a pandemia, eleições e Copa do Mundo. A alta demanda por eventos corporativos e residenciais impulsiona os bons resultados.
O otimismo demonstrado por microempreendedores e pequenos empresários em São Paulo, impulsionado pelas vendas de Natal, pinta um cenário positivo para o fim de ano, contrastando com os desafios enfrentados durante a pandemia. A expectativa é de um fechamento positivo para os negócios, com lucros expressivos.



