CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Pesquisa investiga síndrome da murcha e tenta reduzir perdas na cana-de-açúcar

Doença tem causas múltiplas, afeta várias regiões produtoras do país e pode reduzir a produtividade em até 60%
pesquisa
Reprodução/Mais Agro

Pesquisas em andamento buscam compreender as causas da chamada síndrome da murcha da cana-de-açúcar, enfermidade que tem provocado prejuízos expressivos em diferentes regiões produtoras do Brasil. Segundo o pesquisador Laudecir Lemos Raiol Júnior, pós-doutorando do CEPENFITO, a síndrome não é provocada por um único agente, mas por um conjunto de fatores bióticos e abióticos, o que dificulta o diagnóstico e o controle da doença.

Os impactos econômicos são significativos, especialmente porque a síndrome costuma se manifestar no fim do ciclo da cultura. Em muitos casos, a produtividade real fica muito abaixo da estimada, com relatos de perdas que variam entre 40% e 60%. O problema já foi identificado em áreas produtoras de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de registros em estados como Pernambuco e Tocantins.

Como ainda não há um agente causal isolado identificado, as medidas de controle se concentram no monitoramento constante dos canaviais e na antecipação da colheita em áreas afetadas, atualmente as principais estratégias para reduzir prejuízos. Os detalhes da pesquisa e os impactos da síndrome são analisados no Giro do Agro, disponível em áudio no site da CBN Ribeirão Preto.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.