Professor José Antonio Baddini Martinez conversou com a CBN Ribeirão
A imagem de um profissional de saúde, trajando roupas brancas e estetoscópio, é instantaneamente reconhecível e transmite credibilidade. Uma pesquisa da USP revelou a preferência de pacientes, médicos e alunos de medicina por essa vestimenta nos atendimentos. O professor José Antônio Badini Martins explica os motivos desse levantamento.
A Influência da Vestimenta na Percepção do Paciente
Um estudo realizado por alunos do curso de Simiologia investigou se a forma de vestir do médico influencia a relação com o paciente. Os resultados indicam que sim, a vestimenta interfere na impressão que o paciente tem do profissional. Apesar de pesquisas semelhantes já terem sido feitas no exterior, o Brasil apresenta peculiaridades.
Preferências Brasileiras: O Branco Predomina
Enquanto em outros países médicos usam avental branco e gravata, no Brasil, a roupa inteiramente branca é comum. A pesquisa revelou que a maioria dos pacientes associa o médico de branco com maior instrução, competência, responsabilidade e higiene. Embora alguns apreciem o uso de avental, a roupa branca foi a mais bem avaliada.
Detalhes da Pesquisa e a Visão dos Médicos
Foram apresentadas fotos do mesmo médico e médica com diferentes trajes, como roupa branca, avental com ou sem gravata, terno e roupas informais. Os participantes indicaram qual profissional parecia mais instruído, responsável, preocupado e higiênico. Curiosamente, os médicos participantes da pesquisa consideraram o profissional de avental branco e gravata como o mais bem avaliado, diferente da percepção dos pacientes.
O Que Evitar na Aparência Médica
A pesquisa também abordou o uso de acessórios. A maioria dos pacientes reprova médicos que usam shorts, bermudas, muitos anéis, piercings faciais, sandálias, cabelos com cores extravagantes ou muito compridos, e mulheres com blusas que mostrem a barriga. A preferência geral é por um profissional tradicional, com vestimenta formal e poucos acessórios.
Embora a primeira impressão seja importante, os laços estabelecidos entre médico e paciente e a qualidade do cuidado prestado são fundamentais. A aparência é apenas um aspecto a ser considerado na relação médico-paciente.



