CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa na agricultura foi tema do segundo Agenda do Agronegócio

Para debatedores, Brasil está atrasado em pesquisas por dificuldades impostas pelo Governo
Pesquisa na agricultura
Para debatedores, Brasil está atrasado em pesquisas por dificuldades impostas pelo Governo

Para debatedores, Brasil está atrasado em pesquisas por dificuldades impostas pelo Governo

O segundo seminário sobre o futuro da agricultura brasileira reuniu importantes nomes do setor, ontem. Entre os participantes estavam o pesquisador da Embrapa, Sílvio Cristana; o pesquisador do IAC, Sérgio Carbonell; o vice-governador de São Paulo, Márcio França; e o ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Roberto Rodrigues.

Investimento em Pesquisa: O Calcanhar de Aquiles do Agronegócio Brasileiro

Roberto Rodrigues destacou que, apesar da posição de destaque do Brasil como produtor de alimentos, os investimentos em pesquisa ainda são insuficientes. Segundo ele, o ideal seria investir entre 5% e 10% do PIB do agronegócio em P&D, enquanto atualmente o investimento fica entre 2,5% e 3%. Embora haja uma evolução em relação aos 1% investidos há 15 anos, Rodrigues defende a necessidade de maiores aportes.

Sílvio Cristana, da Embrapa, complementou afirmando que a pesquisa no Brasil é mais cara do que em países desenvolvidos, e que a burocracia impacta negativamente o desenvolvimento agrícola. Ele mencionou os programas Tecoves nos EUA como exemplo de iniciativa privada em parceria com o governo, que permite direcionar recursos para lobby transparente, pesquisa e desenvolvimento.

Melhoramento Genético e o Desafio da Demanda Internacional

Sérgio Carbonell, do IAC, enfatizou a importância do aprimoramento genético para ampliar a produção de alimentos. O Brasil tem potencial para liderar esse crescimento, com estimativa de aumento de 40% na produção até 2020. Roberto Rodrigues reforçou o desafio de atender à demanda internacional, que exige um crescimento de 40% da produção brasileira para acompanhar o crescimento global de 20% nos próximos 10 anos.

O Futuro dos Produtores de Menor Porte

O próximo seminário, que acontece hoje às 14h, abordará o futuro dos produtores rurais de menor porte econômico. O evento contará com a participação de pesquisadores, ex-ministros e representantes de cooperativas e entidades do setor, e é organizado pela Oceana Zú, com o apoio do A Cidade On e da Rádio CBN.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.