Ouça a coluna ‘CBN Multimídia’, com Edmo Bernardes
Uma pesquisa recente revelou as empresas mais lembradas pelos consumidores brasileiros em 2016. A análise, encomendada pela MEI Mensagem em parceria com o Datafolha, considerou a população com 16 anos ou mais residente em São Paulo, avaliando tanto o recall (lembrança) quanto a preferência pelas marcas.
As Mais Lembradas e Preferidas
Resultados surpreendentes mostraram que a Casas Bahia liderou o ranking das marcas mais lembradas, ocupando também a quinta posição entre as preferidas. Esse sucesso se deve tanto à frequência de suas propagandas quanto às ofertas atrativas oferecidas. Outras empresas de destaque foram o Banco Itaú e a Coca-Cola, esta última demonstrando que alta verba publicitária não é sinônimo de sucesso, mas sim criatividade e impacto na memória do consumidor. A pesquisa também apontou o sucesso de campanhas da rede de postos Ipiranga.
Verbas Publicitárias e Resultados
Um dado interessante revelado pela pesquisa é a posição da Unilever, a maior anunciante do Brasil em 2016. Apesar do alto investimento, nenhuma de suas marcas figurou entre as mais lembradas ou preferidas. Isso destaca a importância de estratégias criativas e eficazes, independentemente do valor investido em publicidade. A pesquisa serve como um termômetro para as empresas, indicando o impacto de suas campanhas na memória e na preferência do consumidor.
Leia também
Analisando o Cenário
Para as empresas, a pesquisa oferece um mapeamento valioso de sua percepção no mercado. Ela permite analisar se a mensagem está sendo eficaz e se a marca está presente na memória do consumidor. A pesquisa serve como guia para as empresas e agências de publicidade, auxiliando na definição de estratégias para 2017, tanto em termos criativos quanto na veiculação de mídia. O estudo mostra que o sucesso não está apenas ligado à verba investida, mas sim à capacidade de criar campanhas memoráveis e impactantes.



