CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa revela que dinossauros também urinavam

Urinólito encontrado em Araraquara foi o primeiro a ser descrito; descoberta dá ao Brasil destaque na área
urina de dinossauro
Urinólito encontrado em Araraquara foi o primeiro a ser descrito; descoberta dá ao Brasil destaque na área

Urinólito encontrado em Araraquara foi o primeiro a ser descrito; descoberta dá ao Brasil destaque na área

Uma descoberta paleontológica inédita no Brasil está chamando a atenção da comunidade científica internacional. Um fóssil de urina de dinossauro, apelidado de “rólito”, foi encontrado em uma pedreira em Araraquara, São Paulo, pelo professor Mário Tolentino, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Fóssil de 130 milhões de anos

A peça, datada de 130 milhões de anos, encontra-se atualmente em exposição no Museu da Ciência de São Carlos. A importância da descoberta reside no fato de que, até então, os rastros de dinossauros eram estudados principalmente por meio de pegadas e ossos. Este é o primeiro exemplar descrito em publicação científica, representando um avanço significativo na paleontologia.

Polêmicas e importância científica

A nomenclatura “rólito” gerou debates no meio acadêmico, com alguns pesquisadores defendendo o termo “urinólito”. Independentemente do nome, a descoberta é relevante para o estudo da evolução e fisiologia dos dinossauros. A presença de urina fossilizada em um ambiente desértico sugere que esses animais possuíam uma estrutura semelhante a uma bexiga urinária, capaz de armazenar líquidos.

Brasil no cenário mundial da paleontologia

A descoberta coloca o Brasil em posição de destaque na paleontologia mundial, principalmente no que diz respeito ao estudo de urólitos. Embora haja incertezas sobre o tipo exato de dinossauro que deixou a marca, acredita-se que seja um celurosauro, ancestral distante de aves como emas e avestruzes. A capacidade de urinar em dinossauros, similar a avestruzes e emas atuais, reforça a ligação evolutiva entre aves e dinossauros. O Museu da Ciência em São Carlos, atualmente fechado para férias, deve reabrir ao público no próximo mês.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.