Alison Felipe Bordini Biggi vai ser homenageado no encontro anual da International Society for Cell & Gene Therapy, em Vancouver
Pesquisador da USP premiado internacionalmente por estudo de células que combatem o câncer
Terapia inovadora contra o câncer
Um estudo realizado por Felipe Bordini-Big, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), rendeu um prêmio internacional. A pesquisa, desenvolvida no Emocentro de Ribeirão Preto e vinculada ao Centro de Terapia Celular, focou em células exterminadoras naturais (NK), importantes na resposta inicial a tumores e infecções virais. O trabalho se destaca pelo desenvolvimento de uma terapia CAR-NK, similar à terapia CAR-T, mas utilizando células NK, que são as primeiras a reagir contra células cancerosas.
Vantagens da terapia CAR-NK
A terapia CAR-NK apresenta uma grande vantagem: a possibilidade de ser um produto pronto para uso imediato, eliminando etapas de produção e agilizando o tratamento. Este é o segundo ano consecutivo que um estudo do grupo recebe o prêmio da Sociedade Internacional de Células e Terapia Genética, demonstrando a relevância da pesquisa.
Leia também
Reconhecimento internacional
O prêmio será entregue em Vancouver, no Canadá, durante o encontro anual da Sociedade Internacional de Terapia Celular (ISCT), entre os dias 29 de maio e 1º de junho. Além da apresentação oral do trabalho, o grupo recebeu o prêmio de melhor resumo na categoria de países emergentes. A conquista demonstra a excelência da pesquisa brasileira e o potencial da terapia CAR-NK no combate ao câncer.



