CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Pesquisadora da USP de Ribeirão é a primeira brasileira prêmio global para jovens cientistas

Fabiana Corsi Zuelli, ganhadora da premiação, explica a importância da pesquisa; ouça a entrevista e saiba mais!
Pesquisadora da USP de Ribeirão é
Fabiana Corsi Zuelli, ganhadora da premiação, explica a importância da pesquisa; ouça a entrevista e saiba mais!

Fabiana Corsi Zuelli, ganhadora da premiação, explica a importância da pesquisa; ouça a entrevista e saiba mais!

A pesquisadora Fabiana Corsi Zoueli, Pesquisadora da USP de Ribeirão é, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, tornou-se a primeira brasileira a conquistar o Prêmio Global da Universidade Scientific Education and Research Network em 2024. A premiação, em sua 9ª edição, reconhece cientistas com menos de 40 anos que realizaram estudos de impacto com contribuições científicas e humanitárias relevantes.

Fabiana superou mais de 90 mil indicações para vencer na categoria de ciências médicas. O projeto premiado investiga como fatores biológicos e ambientais influenciam o desenvolvimento de transtornos psicóticos, doenças que causam sofrimento e prejuízos sociais e econômicos.

Pesquisa sobre transtornos psicóticos

O estudo, coordenado por professores da USP Ribeirão Preto e financiado por FAPESP, CNPq e CRID, faz parte de um consórcio internacional com 16 centros na Europa e um no Brasil. A equipe recrutou pacientes em primeiro episódio psicótico, seus irmãos não afetados e controles da comunidade em Ribeirão Preto e região. Foram coletados dados detalhados sobre a vida desses indivíduos, desde a infância, e amostras biológicas para análise.

Os resultados indicam que pacientes com primeiro episódio psicótico apresentam níveis elevados de proteínas inflamatórias no sangue, caracterizando um estado inflamatório. Indivíduos que sofreram maus-tratos na infância mostraram maior propensão a essa inflamação e maior vulnerabilidade aos efeitos do consumo abusivo de maconha, fatores de risco para psicose. Além disso, alterações inflamatórias têm base genética, conforme estudos de grandes consórcios que incluem participantes da região.

Implicações para tratamentos: Fabiana explicou que cerca de 30% dos pacientes com psicose não respondem adequadamente aos antipsicóticos convencionais. Um subgrupo desses pacientes apresenta alterações inflamatórias, o que sugere que terapias combinadas com antipsicóticos e anti-inflamatórios podem ser benéficas. Durante seu doutorado, Fabiana colaborou no delineamento do primeiro ensaio clínico randomizado e estratificado que testa essa combinação, ainda em andamento na Inglaterra, com resultados previstos para o futuro.

Reconhecimento e perspectivas: Fabiana Corsi Zoueli declarou sentir-se honrada e surpresa com o prêmio, destacando que o reconhecimento representa não apenas sua trajetória pessoal, mas o esforço coletivo da equipe de pesquisa. Ela ressaltou a importância da valorização da ciência para o desenvolvimento do país e espera que a premiação incentive mais jovens brasileiros a ingressarem na ciência.

Entenda melhor

Transtornos psicóticos são condições mentais graves que afetam a percepção da realidade, causando alucinações e delírios. Estudos recentes indicam que a inflamação sistêmica pode estar associada ao desenvolvimento e à gravidade desses transtornos, abrindo caminho para novas abordagens terapêuticas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.