CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisadores da UFSCar buscam alternativas no tratamento de doenças renais

Um estudo genético dos pacientes está sendo feito para buscar respostas
tratamento doenças renais
Um estudo genético dos pacientes está sendo feito para buscar respostas

Um estudo genético dos pacientes está sendo feito para buscar respostas

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) iniciaram um estudo genético de doenças renais raras. A professora Amélia Trindade, do Departamento de Medicina da Ufscar, explica que o estudo começará com a Síndrome de Barter e a Síndrome Unha-Patela, expandindo posteriormente para outras doenças renais.

Doenças Renais Raras em Foco

A escolha dessas duas síndromes se deve a um estudo prévio realizado na Espanha com pacientes brasileiros. A Síndrome de Barter causa perda excessiva de potássio, sódio e cálcio, podendo levar a surdez, atraso no crescimento e até a morte. Já a Síndrome Unha-Patela, além de sangramento na urina e insuficiência renal crônica, tem sido associada a câncer de mama e alterações oculares. Ambas são hereditárias e podem se manifestar na gravidez ou após o nascimento, muitas vezes diagnosticadas tardiamente em situações de urgência.

Diagnóstico e Tratamento

Devido à falta de conhecimento, essas doenças são negligenciadas no Brasil, sem estatísticas nacionais precisas. A incidência internacional estimada é de um caso a cada 100 mil nascimentos (Síndrome de Barter) e um caso a cada 50 mil nascimentos (Síndrome Unha-Patela). O tratamento é paliativo, sem cura. O diagnóstico precoce é crucial para minimizar sequelas e risco de morte, sendo confirmado por estudos genéticos, muitas vezes não solicitados devido ao alto custo.

Pesquisa e Participação

A pesquisa visa criar um folder informativo para obstetras e pediatras. Para o estudo, pesquisadores convidam pessoas com suspeita clínica das síndromes, juntamente com familiares (pais e irmãos), para coleta de amostras de sangue e análise genética. Interessados podem entrar em contato pelos telefones (16) 3509-1347 e (16) 3351-9768 ou pelo e-mail [email protected].

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.