CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisadores da Ufscar desenvolvem sistema de purificação de água

Ferramenta é portátil, pesa apenas 8 quilos, e produz até 4,3 mil litros de água potável por dia
purificação de água
Ferramenta é portátil, pesa apenas 8 quilos, e produz até 4,3 mil litros de água potável por dia

Ferramenta é portátil, pesa apenas 8 quilos, e produz até 4,3 mil litros de água potável por dia

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um sistema portátil de purificação de água capaz de produzir até 4.300 litros de água potável por dia, a um custo de apenas 30 centavos por mil litros. O projeto, coordenado pelo professor Fernando Guimarães Aguiar, utiliza três filtros comerciais em conjunto, uma inovação que garante a remoção de 100% dos vírus e bactérias presentes na água.

Tecnologia inovadora e acessível

O purificador, que pesa cerca de 8 kg, utiliza um filtro com tecnologia de nanopartículas para remover impurezas. Seu funcionamento é econômico e sustentável, podendo ser ligado à rede elétrica ou funcionar com energia solar por até 6 horas. A manutenção é simples e de longo prazo, tornando-o uma solução viável para diversas comunidades.

Testes e parcerias internacionais

O sistema já está sendo testado em regiões de São Paulo sem acesso à água tratada, como a comunidade de Ibiúna, em Bororé, abastecendo atualmente quatro residências com mais de 100 mil litros de água purificada. O sucesso do projeto resultou em uma parceria com o programa Água Mais Acesso, visando expandir a tecnologia para outros países da América Latina, em linha com os objetivos da ONU para universalização do saneamento.

Próximos passos e futuro promissor

A equipe da UFSCar trabalha no desenvolvimento de um acessório para desalinizar a água e remover metais pesados, como chumbo e manganês. Esta etapa, prevista para ser concluída em alguns meses, ampliará ainda mais o potencial do purificador, oferecendo uma solução eficiente e acessível para problemas de abastecimento de água em diversas regiões do mundo.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.