CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisadores da Unesp criam dispositivo que produz energia térmica limpa

Equipamento foi criado após uma parceria entre a universidade de Araraquara e a faculdade de Laval, no Canadá
energia térmica limpa
Equipamento foi criado após uma parceria entre a universidade de Araraquara e a faculdade de Laval, no Canadá

Equipamento foi criado após uma parceria entre a universidade de Araraquara e a faculdade de Laval, no Canadá

Uma pesquisa da Unesp resultou no desenvolvimento de um equipamento inovador que concentra a luz solar para gerar energia térmica limpa, abrindo novas possibilidades para o tratamento de água.

Luz solar concentrada para purificação de água

O equipamento utiliza um espelho de grandes dimensões para refletir a luz solar em direção a uma fibra ótica. Essa luz concentrada é então conduzida por um cabo até uma estação experimental, onde é utilizada para diversos processos, incluindo a desinfecção de água contaminada de indústrias e esgotos.

Tecnologia e eficiência

Segundo o professor Sidney Ribeiro, do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, a potência da luz influencia diretamente na velocidade do processo de limpeza. O equipamento, desenvolvido em parceria com o Canadá, concentra a luz solar em até 100 vezes. Para o tratamento de esgoto, a água (livre de sólidos) passará por um reator, possivelmente de vidro, contendo um fotocatalizador líquido amarelo que acelera a limpeza com a luz e o calor concentrados. O professor Marcelo Narim destaca que este sistema difere das placas fotovoltaicas, gerando calor e concentrando a luz na ponta da fibra ótica, permitindo o transporte para locais diversos.

Benefícios ambientais e próximos passos

O pós-doutorando Elias Paiva ressalta os benefícios ambientais do sistema, principalmente ao substituir fontes artificiais caras, como lâmpadas de xenônio e mercúrio. A pesquisa, desenvolvida há dois anos em parceria com a Universidade Laval (Canadá), busca atrásra parceiros para viabilizar o projeto. Os próximos passos incluem a redução de custos com tecnologia nacional, visando a disponibilização do equipamento em diversas regiões, principalmente em áreas remotas com alta incidência solar, para purificação de água e otimização de processos industriais.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.