CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisadores da USP buscam voluntários que tiveram problema de memória e concentração no pós-Covid

Avaliações serão feitas em adultos de 18 a 65 anos que precisaram ser internados; saiba como participar pelo WhatsApp 99628-5103
memória e concentração pós-covid
Avaliações serão feitas em adultos de 18 a 65 anos que precisaram ser internados; saiba como participar pelo WhatsApp 99628-5103

Avaliações serão feitas em adultos de 18 a 65 anos que precisaram ser internados; saiba como participar pelo WhatsApp 99628-5103

A Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto busca voluntários com problemas de memória e concentração, sequelas que podem ter sido causadas pela Covid-19. A pesquisa, que já conta com resultados preliminares, pretende analisar esses impactos e buscar tratamentos eficazes.

Sequelas da Covid-19: Um Estudo em Ribeirão Preto

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto estão conduzindo um estudo para avaliar as sequelas cognitivas da Covid-19 em pacientes que foram internados. A pesquisa busca entender como a doença afeta a memória, a concentração e outras funções cerebrais. O estudo envolve duas etapas: uma avaliação neuropsicológica e um exame de imagem (ressonância magnética) para analisar o metabolismo cerebral.

Como Participar da Pesquisa

Para participar, é necessário ter entre 18 e 65 anos, ter apresentado dificuldades de memória e concentração após uma internação por Covid-19. Os voluntários serão submetidos a avaliações que levam cerca de 3 horas, além de um exame de imagem. As vagas são limitadas a aproximadamente 30 participantes, e a coleta de dados deve ser concluída até novembro de 2023. Interessados podem entrar em contato pelo Whatsapp (16) 99628-5103 ou pelo e-mail [email protected].

Resultados Preliminares e Próximos Passos

Resultados preliminares indicam que, em média, o grupo de pacientes que teve Covid-19 apresentou mais dificuldades em algumas tarefas cognitivas, com algumas áreas cerebrais mostrando-se afetadas. A gravidade das sequelas variou bastante entre os participantes, com alguns necessitando de encaminhamento para neurologistas. Os dados coletados serão publicados em revistas científicas após a conclusão do estudo, prevista para o final de 2023 ou início de 2024. Os pesquisadores também pretendem fornecer devolutivas individuais aos participantes sobre seus resultados.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.