Objetivo é fazer um levantamento sobre a compreensão dos médicos em cada situação; inscrições pelo link https://bityli.com/UboFT
Médicos de Ribeirão Preto participam de estudo sobre morte encefálica e doação de órgãos
Compreendendo o protocolo médico
Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto buscam voluntários para um estudo que investiga a compreensão do protocolo médico aplicado em casos de morte encefálica e a abordagem da doação de órgãos com as famílias. A pesquisa, conduzida pela doutoranda Tawana Fernandes Vasconcelos, pretende levantar dados sobre o conhecimento dos médicos a respeito desse processo crucial.
Importância do diagnóstico preciso
Um diagnóstico preciso e realizado por profissionais capacitados é fundamental. A identificação correta de morte encefálica diminui a ocupação desnecessária de leitos de UTI, reduz a realização de procedimentos inúteis e contribui para a diminuição do sofrimento familiar. A demora ou falha na identificação de pacientes com critérios de morte encefálica impacta diretamente no número de transplantes e doações de órgãos.
Leia também
Como participar
Médicos de todas as especialidades interessados em contribuir com o estudo podem acessar um questionário online. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com Tawana Fernandes Vasconcelos pelo e-mail [email protected] O link para o questionário também está disponível no podcast da reportagem em cbnribeirão.com.br. Este estudo, parte do mestrado de Tawana, busca aprimorar o conhecimento e as práticas relacionadas à morte encefálica e à doação de órgãos, impactando positivamente a vida de pacientes e familiares.



