CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisadores da USP Ribeirão pedem doações de ‘dentes de leite’

Estudos com esses materiais estão ajudando o especialistas a desenvolverem técnicas para o tratamento bucal
doação dentes de leite
Estudos com esses materiais estão ajudando o especialistas a desenvolverem técnicas para o tratamento bucal

Estudos com esses materiais estão ajudando o especialistas a desenvolverem técnicas para o tratamento bucal

Quem nunca acreditou na lenda da fada do dente? A troca do dentinho de leite por uma moeda representa uma doce lembrança da infância. Mas você sabia que esses dentes podem contribuir para pesquisas científicas importantes? A USP de Ribeirão Preto está incentivando a doação de dentes de leite para o seu Biobanco de Dentes, impulsionando avanços na área da odontologia.

Inovações em Tratamentos Odontológicos

Graças aos estudos realizados com os dentes do Biobanco, foi possível desenvolver um laser que substitui a temida caneta de alta rotação. A pesquisadora Maria Cristina Borsato destaca que esse novo método, muitas vezes, dispensa a anestesia, pois o tratamento é realizado com luz, sem contato direto com o dente, vibração ou ruído. “A gente pode fazer preparo e remoção de lesão de cárie apenas com a luz, sem encostar no dente, sem fazer aquela vibração, aquele ruído e aquecer o dente. Então, normalmente a gente não precisa nem anestesiar a criança ou adulto para fazer esse tipo de tratamento”, afirma a pesquisadora.

Doação e Pesquisa: Um Processo Simples e Eficaz

A doação de dentes é simples e abrange dentes permanentes ou fragmentos, desde que estejam íntegros e sem lesões de cárie. A coordenadora do Biobanco, Silmara Melhora Corona, explica que o processo requer apenas uma autorização e pode ser feito em unidades básicas de saúde ou faculdades de odontologia. Os dentes são limpos, catalogados e armazenados em refrigeração. A forma como o dente é coletado, manipulado e armazenado influencia até mesmo na possibilidade de pesquisas com células-tronco. “Cada dente pode gerar, não só inúmeros estudos e melhorias em materiais e técnicas restauradoras, como também identificar ou solucionar problemas sistêmicos em função de características presentes no órgão dental”, explica Silmara.

Doação: Uma Ação que Transcende a Lenda

A iniciativa do Biobanco de Dentes da USP ressignifica a tradição da fada do dente. Em vez de jogar o dente no lixo ou arremessá-lo no telhado, a doação contribui para o avanço científico e para o desenvolvimento de tratamentos odontológicos mais eficazes e menos invasivos. O aposentado Antônio Pérez, que recorda a antiga tradição de trocar o dente por uma moeda, destaca a importância da doação: “Hoje tem a pesquisa, né? É melhor do que jogar o dente para cima do telhado e trocar por uma moeda e para o lixo, né?”. A USP fornece envelopes selados para facilitar o envio dos dentes. Para mais informações, acesse o site endereçodafadadodente.com.br ou ligue para 33150274.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.