Durante a segunda fase da testagem, cerca de 250 pessoas foram examinadas; novo levantamento deve sair nos próximos dias
Pesquisadores realizaram a segunda fase de testes para mapear a taxa de transmissão do novo coronavírus em Jalbatikabal. Foram aplicados 250 testes sorológicos rápidos em moradores selecionados aleatoriamente, com o objetivo de atualizar os dados da primeira fase, realizada em junho.
Testes e coleta
Profissionais da Secretaria de Saúde e da Faculdade de Aras, em parceria com a Unesp de Jalbatikabal, visitaram as residências dos participantes para coletar amostras de sangue. O resultado, disponível em apenas 15 minutos, indica a presença de anticorpos para o coronavírus e se a infecção ocorreu há pelo menos 14 dias.
Resultados e próximos passos
De acordo com a professora Carina Buiga da Unesp, a pesquisa é crucial para o isolamento de infectados e para ações de conscientização. A primeira fase indicou 2,2% de infectados, o que representa cerca de 1.725 pessoas em Jalbatikabal. O secretário municipal de saúde, Marcelo Costa-Cesa, afirma que os dados ajudarão a definir estratégias de combate à doença. Uma terceira etapa da pesquisa está prevista para daqui a 15 dias.
Leia também
Impacto na comunidade
Para moradores como Rose Dias, que testou negativo, a oportunidade de realizar o exame gratuitamente foi um privilégio, considerando a falta de acesso a testes para a população em geral. Os resultados da segunda etapa serão divulgados pela Unesp nos próximos dias.


