CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisadores de São Carlos desenvolvem novo hidrogel

Voltado para a agricultura, substância é mais eficiente na irrigação e fertilização do solo
hidrogel novo
Voltado para a agricultura, substância é mais eficiente na irrigação e fertilização do solo

Voltado para a agricultura, substância é mais eficiente na irrigação e fertilização do solo

Pesquisadores da Embrapa em São Carlos desenvolveram um novo hidrogel com potencial revolucionário para a agricultura. Após 12 anos de pesquisa, a equipe criou um composto mais barato, ecologicamente sustentável e com maior capacidade de absorção de água que os hidrogéis disponíveis comercialmente.

Maior capacidade de absorção e custo reduzido

Ao contrário dos hidrogéis tradicionais, que absorvem entre 200 e 400 vezes seu peso em água, o novo hidrogel desenvolvido absorve 2.000 vezes seu peso. Essa característica, aliada à utilização de componentes naturais e a um processo de produção mais econômico, torna o produto mais viável para aplicação em larga escala na agricultura.

Material durável e inorgânico

Um dos grandes desafios na utilização de hidrogéis na agricultura era sua degradação com o tempo. A equipe da Embrapa focou no desenvolvimento de um material inorgânico, mais durável e resistente à degradação, que permite o armazenamento de fluidos por longos períodos, otimizando a irrigação e a liberação de fertilizantes. A pesquisa envolveu a substituição de materiais biodegradáveis por nanoargilas, resultando em um efeito sinérgico que melhorou ainda mais as propriedades do hidrogel.

Testes e próximos passos

Atualmente, o hidrogel está em fase de testes em plantações de tomate, pimentão e outras hortaliças no Distrito Federal. Os pesquisadores buscam parcerias com empresas para viabilizar a produção e distribuição do produto no mercado, prometendo uma significativa otimização na irrigação e no uso de fertilizantes na agricultura brasileira.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.