CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisadores de São Carlos desenvolveram uma técnica menos agressiva para detectar agrotóxico em abelhas e pólen

Ouça mais detalhes no 'Giro do Agro' desta quarta (7), com a Gleice Lira
detecção de agrotóxico em abelhas
Ouça mais detalhes no 'Giro do Agro' desta quarta (7), com a Gleice Lira

Ouça mais detalhes no ‘Giro do Agro’ desta quarta (7), com a Gleice Lira

Pesquisadores da USP de São Carlos desenvolveram uma nova técnica para detectar agrotóxicos em abelhas e pólen, reduzindo significativamente o número de abelhas que precisam ser sacrificadas para análise.

Menos Abelhas, Mais Precisão

O método convencional exigia 15 gramas de abelhas africanizadas para detecção de defensivos agrícolas proibidos na União Europeia, mas utilizados no Brasil em culturas de frutas e hortaliças. Com a nova técnica, apenas três gramas são necessárias. Para a abelha jataí amarela, a redução é ainda mais impactante: de cinco mil para apenas dez abelhas, uma redução de 500 vezes.

Como Funciona a Nova Técnica?

As abelhas são trituradas e misturadas com acetonitrila. Sais são adicionados para extrair os agrotóxicos dos tecidos das abelhas. Após centrifugação, a parte líquida contendo os pesticidas e a acetonitrila é analisada por cromatografia e espectrometria de massa, permitindo a detecção e quantificação dos agrotóxicos. A técnica também utiliza uma quantidade 150 vezes menor de pólen para análise.

Importância da Descoberta

Essa nova técnica miniaturizada, mais rápida, simples, barata e menos agressiva ao meio ambiente, é crucial para monitorar o impacto do uso de agrotóxicos na população de abelhas. Ela auxilia na investigação de casos de mortalidade e, mais importante, pode servir como ferramenta de diagnóstico para prevenir problemas futuros, contribuindo para a preservação desses polinizadores tão essenciais para o ecossistema.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.