CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisadores descobrem nova infecção dentária provocada por uma bactéria no canal do dente

Descoberta pode ajudar os profissionais da área a avaliarem melhor o direcionamento do tratamento
infecção dentária
Descoberta pode ajudar os profissionais da área a avaliarem melhor o direcionamento do tratamento

Descoberta pode ajudar os profissionais da área a avaliarem melhor o direcionamento do tratamento

A simples ideia de uma dor de dente já causa aflição. E quando o diagnóstico aponta para um tratamento endodôntico (canal), a preocupação aumenta. Uma pesquisa recente, envolvendo cerca de 20 pacientes da Clínica de Odontologia da Honaherp, descobriu um tipo de infecção inédita que pode dificultar significativamente o tratamento.

Bactéria “Chiclete”: Desafio ao Tratamento de Canal

Segundo o pesquisador e professor André Pitondo da Silva, em um dos pacientes foi identificada uma bactéria com hipermulcoviscosidade – uma característica que a torna pegajosa, como um chiclete. Essa peculiaridade, incomum em bactérias, dificulta a limpeza do canal durante o tratamento. A descoberta contribuirá para que os profissionais fiquem mais atentos a infecções persistentes, que podem se tornar graves e complicar o procedimento.

Implicações da Nova Descoberta

Trata-se do primeiro relato mundial de uma bactéria com esse fenótipo hipermulcoide causando infecção dentária. A infecção, se não detectada e tratada adequadamente, pode levar ao desenvolvimento de outras doenças. A bactéria forma biofilmes com mais facilidade, aderindo-se ao canal radicular e demandando uma limpeza mais minuciosa. A recidiva é possível, e a infecção pode se espalhar, causando problemas como sinusite e até meningite.

Próximos Passos da Pesquisa

A pesquisa, que contou com a colaboração de pesquisadores da USP (São Paulo) e de uma universidade na Austrália, busca agora identificar tratamentos eficazes contra essa nova bactéria. Estudos estão em andamento para modificar os protocolos de tratamento, utilizando novos medicamentos que possam desagregar a bactéria e facilitar sua remoção do canal, otimizando assim o tratamento e a eliminação da infecção.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.