Eficácia do medicamento em humanos deve ser testado nos próximos meses
O câncer de pele é o tipo de câncer mais incidente no Brasil, respondendo por 30% dos tumores malignos, com mais de 170 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer.
Vacina Promissora Contra o Câncer de Pele
Pesquisadores do CNPq, em Campinas, trabalham há seis anos no desenvolvimento de uma vacina contra o câncer de pele. Utilizando células cancerígenas geneticamente modificadas, criaram uma formulação que demonstrou resultados promissores em testes com animais. Em experimentos, camundongos com tumores foram vacinados, mostrando inibição do crescimento tumoral e prevenção de recidivas, mesmo após um ano de acompanhamento e reintrodução de células tumorais.
Prevenção: A Melhor Arma
A pesquisa, publicada em revista científica internacional, deve iniciar testes em células humanas nos próximos meses. Enquanto a vacina não chega ao mercado, a prevenção continua sendo a melhor aliada. A dermatologista Elizândia Lapegas destaca a importância do uso diário e regular de protetor solar, com reaplicação ao longo do dia em áreas expostas. Outras medidas preventivas incluem o uso de chapéu de abas largas, óculos de sol e roupas com proteção UV, além de evitar a exposição solar intensa entre 10h e 16h.
Leia também
Depoimento e Recomendações
O aposentado Pedro de Acomelo, 77 anos, que já removeu dois tumores de pele, reforça a necessidade de acompanhamento médico regular. Especialistas recomendam exames periódicos e atenção a qualquer alteração na pele. A prevenção, aliada ao acompanhamento médico, é fundamental para o combate ao câncer de pele.



