Teste sorológico visa avaliar a eficácia da CoronaVac nos pacientes após a aplicação das duas doses; coletas começam no sábado
O Instituto Butantan e a Secretaria da Saúde de São Paulo iniciam a terceira etapa do projeto S, uma pesquisa sorológica que avalia a resposta imunológica à vacina Coronavac contra a Covid-19 em moradores de Serrana.
Nova etapa da pesquisa sorológica
A pesquisa, que teve sua última etapa em outubro de 2022, busca entender o impacto da vacinação em longo prazo. Os voluntários, adultos e idosos acima de 60 anos vacinados pelo projeto S, terão amostras de sangue coletadas para análise. A participação é aberta a quem participou da primeira etapa, mesmo que não tenha participado da segunda.
Imunidade a longo prazo e a terceira dose
O objetivo é avaliar a imunidade a longo prazo e como o envelhecimento do sistema imunológico interfere na resposta ao vírus Sars-CoV-2. Resultados anteriores mostraram que idosos com dose de reforço apresentaram de duas a quatro vezes mais anticorpos. A coleta de dados também analisará a eficácia da vacina em diferentes faixas etárias e o impacto da terceira dose.
Leia também
Resultados e próximos passos
A imunização em massa em Serrana com a Coronavac resultou em quedas significativas nos casos sintomáticos (60%), internações (86%) e mortes (95%) após a segunda dose. As coletas de sangue serão realizadas nos dias 22 e 23, e 29 e 30 de janeiro, das 8h às 16h30, nas escolas onde ocorreu a vacinação. É necessário levar documento com foto e, se possível, a carteirinha do projeto S ou a carteira de vacinação. A participação da população é fundamental para entender a duração da imunidade conferida pela vacina e a necessidade de doses de reforço.



