Vírus seria um mutante do H1N1 e foi encontrado em porcos na China
Um novo vírus influenza, originário de porcos na China, preocupa pesquisadores. Especialistas alertam para o potencial pandêmico da nova cepa H1N1, um mutante do vírus influenza A, que já circula entre suínos.
Possível Transmissão para Humanos
De acordo com o professor Henrico de Arruda-Neto, titular de Virologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, vários vírus circulam entre animais e podem sofrer mutações que permitem a transmissão para humanos. Porcos, em particular, atuam como vetores de recombinação viral, facilitando a criação de novas cepas. A preocupação reside na capacidade desse novo H1N1 de infectar células humanas e se adaptar à transmissão entre pessoas.
Monitoramento e Preparação
Na China, o novo vírus está sendo monitorado de perto. O professor Arruda-Neto enfatiza a importância da preparação da comunidade científica. A antecipação é crucial, incluindo o desenvolvimento de métodos de diagnóstico e tratamento, testes de eficácia de medicamentos contra influenza e a inclusão da nova cepa na produção de vacinas contra a gripe. A meta é estar preparado caso o vírus se torne uma ameaça global.
Leia também
Lições do Passado
A pandemia de gripe suína de 2009, originada no México, serve como lembrete. Embora menos letal do que inicialmente previsto, o surto demonstra a necessidade de vigilância e preparação. A imunidade pré-existente em parte da população, devido à semelhança com cepas anteriores, contribuiu para a menor gravidade da pandemia de 2009. A experiência passada reforça a urgência de ações preventivas em relação ao novo vírus H1N1.



