Substância promete ser mais eficaz do que os inseticidas tradicionais já que mata a larva do aedes aegypti em três horas
Dados recentes do Ministério da Saúde apontam um aumento alarmante de 340% nos casos prováveis de dengue no Brasil em comparação ao mesmo período do ano passado, somando 451.685 casos até 13 de abril. A situação se agrava em diversas regiões do país.
A Dengue na Região de Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, foram registrados 1.443 casos e duas mortes confirmadas. Barretos contabilizou 3.575 casos e quatro suspeitas de óbitos. Outras cidades da região também registraram casos: São Joaquim da Barra (4), Jaborandi (1), Ipuã (1) e Guará (1). Araraquara apresenta a situação mais crítica, com 8.841 casos confirmados e cinco mortes, o pior surto já registrado na cidade.
Combate à Dengue: Novas Estratégias
A Secretaria da Saúde realiza treinamentos constantes para agentes de endemias em busca de diminuir os casos. Contudo, uma nova esperança surge com pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (USP) que desenvolveram um extrato a partir do açafrão-da-terra, capaz de eliminar larvas do Aedes aegypti em apenas três horas. A curcumina, substância que dá cor ao açafrão, reage à luz solar, destruindo as larvas. A aplicação é simples: misturar o pó com água e aplicar em locais com água parada.
Leia também
Uma Nova Arma no Combate ao Mosquito
O método, testado em seis casas durante três meses e financiado pelo Ministério da Saúde, mostra-se promissor e ambientalmente amigável. A pesquisa está em fase de finalização para avaliação do Ministério da Saúde, que, em conjunto com empresas, pretende viabilizar a produção em larga escala deste novo inseticida, buscando conter a disseminação da dengue no Brasil. A entrega dos documentos para avaliação aos órgãos competentes está prevista para o primeiro semestre.



