Ao todo 160 pessoas foram sorteadas e passarão pelo teste de Covid-19 para identificar o índice de infecção na cidade
Serrana realiza mapeamento de contágio do novo coronavírus neste fim de semana.
Inquérito Epidemiológico em Serrana
Pesquisadores estão realizando um mapeamento do contágio do novo coronavírus em Serrana, dividindo a cidade em cinco regiões para testar moradores previamente sorteados. A iniciativa, que começou ontem e segue hoje, tem como objetivo traçar um panorama mais preciso da situação epidemiológica no município.
Testagem da População
Cerca de 40 técnicos da saúde foram designados para coletar 160 amostras. Metade delas será analisada por meio de testes rápidos, que identificam se o paciente teve contato com o vírus. A outra metade utilizará o método PCR, capaz de detectar a presença do vírus. Os exames serão enviados ao Hospital Estadual de Serrana e analisados pelo Instituto de Medicina Tropical de Ribeirão Preto.
Leia também
Coordenação e Dados Epidemiológicos
O inquérito é coordenado pelo médico infectologista e diretor-geral do hospital, Marcos Borges. Todos os pesquisadores estão identificados com crachás. O último boletim, divulgado na sexta-feira, aponta 259 casos confirmados e 14 mortes por Covid-19 em Serrana, além de 901 notificações e 536 casos suspeitos descartados.
O mapeamento detalhado permitirá uma melhor compreensão da disseminação do vírus em Serrana, auxiliando nas estratégias de combate à pandemia e na proteção da população.



