CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoas com deficiências relatam dificuldades para andar em Ribeirão Preto

Na primeira reportagem da série 'Inclusão para Todos', conheça quais são os principais problemas de mobilidade do município
dificuldades pessoas deficientes
Na primeira reportagem da série 'Inclusão para Todos', conheça quais são os principais problemas de mobilidade do município

Na primeira reportagem da série ‘Inclusão para Todos’, conheça quais são os principais problemas de mobilidade do município

Os desafios enfrentados por pessoas com deficiência em Ribeirão Preto vão além da falta de acessibilidade física. A reportagem da CBN acompanhou o percurso de Ricardo Custódio, atleta de basquete sobre rodas, e outros cidadãos, revelando uma realidade preocupante.

Deslocamento diário e obstáculos urbanos

Ricardo, que utiliza cadeira de rodas após um acidente, enfrenta diariamente buracos nas calçadas, rampas de acesso precárias e a falta de respeito de motoristas. Seu trajeto de casa até o centro esportivo ilustra os problemas: ônibus adaptados com apenas uma vaga para cadeirantes, o que força outros usuários a aguardarem o próximo veículo; calçadas com buracos e desníveis que dificultam a locomoção; e motoristas que não respeitam as vagas especiais.

Acessibilidade para deficientes visuais

A deficiência visual também apresenta grandes barreiras. Gleis Priscila dos Santos, que não enxerga desde os 12 anos, relata dificuldades em se locomover pelo centro da cidade devido à obstrução do piso tátil por ambulantes. Além disso, a falta de manutenção das calçadas, com muitos buracos, aumenta os riscos de acidentes. Para driblar as dificuldades, Gleis participa de aulas de orientação e mobilidade na Adeverpe.

Responsabilidade compartilhada e perspectivas futuras

A prefeitura de Ribeirão Preto afirma realizar vistorias periódicas e atender solicitações de reparos na infraestrutura, mas a responsabilidade pela acessibilidade é compartilhada. O poder público e a população têm o dever de garantir o direito à mobilidade. A falta de respeito, como a ocupação irregular do piso tátil e a falta de vagas para cadeirantes nos ônibus, também precisa ser enfrentada. Embora haja melhorias, ainda há muito a ser feito para garantir a inclusão e a acessibilidade plena para todos os cidadãos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.