CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoas com problemas respiratórios sofrem com o medo durante a Pandemia

Asmáticos devem evitar ambientes hospitalares para reduzir riscos de infecção
problemas respiratórios pandemia
Asmáticos devem evitar ambientes hospitalares para reduzir riscos de infecção

Asmáticos devem evitar ambientes hospitalares para reduzir riscos de infecção

Medos e Preocupações em Tempos de Pandemia

A microbiologista Carina Pascoa-góez vive momentos de apreensão. Mãe de João (9 anos) e Julia (6 anos), ambos com asma, e Julia com problemas cardíacos, Carina enfrenta o desafio de proteger seus filhos em meio à pandemia do novo coronavírus. “Senti muito medo, confesso que ainda tenho medo”, revela Carina, expressando a preocupação de muitos pais com filhos que possuem condições de saúde pré-existentes. A família permanece em isolamento domiciliar, buscando minimizar os riscos.

Isolamento Social e a Necessidade de Equilíbrio

O medo compartilhado por Carina é compreensível, mas o pneumologista Rafael Stelmack destaca a importância do equilíbrio entre o isolamento social e o pânico. Embora a incerteza sobre o vírus ainda persista, estudos preliminares, principalmente da China, indicam que a asma apresenta baixo fator de risco para casos graves de COVID-19 em crianças. O especialista enfatiza a baixa incidência de casos graves em crianças menores de 10 anos, quase nula se comparada ao número total de infecções globais.

Recomendações para Pacientes Asmáticos

Rafael Stelmack aconselha pacientes asmáticos a evitarem ambientes hospitalares, a menos que seja absolutamente necessário. A recomendação visa reduzir as chances de infecção. A prioridade é o isolamento social, mas sem ceder ao pânico, buscando informações confiáveis e mantendo a calma para lidar com a situação.

A pandemia impõe desafios significativos a famílias com membros vulneráveis. A experiência de Carina e as recomendações do Dr. Stelmack ilustram a necessidade de um equilíbrio entre precauções e a manutenção da serenidade, buscando informações precisas para enfrentar a situação com mais segurança.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.