Botijão passa a ficar 5% mais barato
Após diversos aumentos consecutivos, a Petrobras anunciou uma redução de 5% no preço do gás de cozinha nas refinarias. Porém, a expectativa de alívio para o consumidor ainda é incerta.
Impacto limitado ao consumidor?
Para muitos, uma redução de 5% é insuficiente para gerar um impacto significativo no orçamento doméstico. A economia seria mínima e o peso do gás no orçamento familiar continuaria alto. A dúvida que paira é se essa redução chegará, de fato, ao consumidor final.
A visão dos revendedores
Paulo Vidal, dono de uma revenda de gás, acredita que a queda no preço do botijão de 13kg, caso ocorra, será mínima para o consumidor. Ele explica que os aumentos do ano passado foram expressivos e que, mesmo com a redução na refinaria, as distribuidoras e revendedores possuem liberdade para definir seus preços, o que pode diluir o impacto da queda anunciada pela Petrobras. A redução no preço bruto, sem impostos, na Petrobras, não garante uma redução significativa no preço final.
Leia também
Mudança na política de preços
A Petrobras justifica a redução como parte de uma mudança na sua política de preços. Os reajustes, que antes eram mensais, passarão a ser trimestrais. No entanto, a efetiva redução no preço final dependerá da ação das distribuidoras e revendedores ao longo da cadeia de distribuição. A chegada da redução ao consumidor final dependerá da renovação de estoque e da postura das empresas envolvidas na comercialização do produto.
Resta aguardar para verificar se a redução anunciada pela Petrobras trará, de fato, alívio ao bolso do consumidor brasileiro.



