CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Petrobras reduz preço da gasolina para distribuidoras após seis meses

Corte de 14 centavos por litro começa a valer nesta terça-feira (27), mas impacto nas bombas ainda não tem data definida
Petrobras
Divulgação

A Petrobras anunciou a primeira redução no preço da gasolina em 2026, com queda de 14 centavos por litro para as distribuidoras. Com a mudança, o valor médio passa a ser de R$ 2,57 por litro. A última alteração no preço do combustível havia ocorrido em outubro de 2025. Já o preço do diesel permanece inalterado neste momento, segundo a estatal.

A petroleira explicou que o valor cobrado por ela representa cerca de um terço do preço final pago pelo consumidor nos postos, que também inclui impostos, custos de distribuição e margens de revenda. De acordo com o colunista José Carlos de Lima Júnior, o preço da gasolina no Brasil estava defasado em relação ao mercado internacional, o que abriu espaço para a redução anunciada.

O especialista também destacou que o cenário envolve fatores políticos e econômicos, como o ano eleitoral, mudanças tributárias e a disputa entre gasolina e etanol. Além disso, a definição da safra entre açúcar e etanol e a variação do dólar influenciam diretamente o mercado de combustíveis. Para entender melhor os impactos dessa redução e o que pode chegar ao consumidor, o convite é ouvir a coluna completa no site da CBN Ribeirão.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.