Grupo adquiria entorpecentes na Bolívia e os transportava por aviões descarregados em estradas clandestinas da região
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Conexão RP, operação que desarticula uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas com atuação em Ribeirão Preto.
Início da Investigação e Modus Operandi
A investigação teve início em outubro de 2016 pela unidade de inteligência da delegacia da Polícia Federal em Campinas, após apreensão de pasta base de cocaína em um fundo falso de uma van na rodovia, pela Polícia Militar Rodoviária. A droga tinha como destino o Porto de Santos. A partir daí, com apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo, a Polícia Federal identificou os responsáveis e o modo de operação do grupo. A organização criminosa adquiria a pasta base de cocaína na Bolívia e a transportava para o Brasil em aeronaves, que pousavam em pistas clandestinas na região de Ribeirão Preto. De lá, a droga era levada por via terrestre para uma célula em Santos.
Resultados da Operação
Durante a operação foram cumpridos três mandados de prisão temporária, cinco mandados de busca e apreensão, além do sequestro de aeronaves, veículos e outros bens. O nome da operação faz alusão ao uso da região de Ribeirão Preto como ponto de logística pela associação criminosa.
Envolvidos e Crimes
Os envolvidos responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e outros crimes, como lavagem de dinheiro. A Polícia Federal concederá entrevista coletiva às 9h30 para detalhar a operação.
A CBN Ribeirão acompanhou os desdobramentos da operação, incluindo o cumprimento dos mandados de busca e apreensão e prisão temporária. Mais informações serão divulgadas ao longo do dia.



