Cinco pessoas foram presas por suspeita de participação no esquema que teria desviado mais de R$ 35 milhões
A Polícia Federal deflagrou a Operação Golden Boy, desarticulando um esquema de fraudes em financiamentos agrícolas do Banco do Brasil nas regiões de Franca e Guará. A investigação identificou cinco suspeitos de envolvimento em crimes contra o sistema financeiro, estelionato e lavagem de dinheiro.
Os Envolvidos no Esquema
Entre os suspeitos, dois são gerentes do Banco do Brasil: Rafael Garcia Espirandeli e Alexandre Eduardo Rosato. Segundo a PF, Diego Junqueira Pereira e Talisson Ribeiro Pereira atuavam recrutando clientes, os chamados “laranjas”, para o esquema. O engenheiro agrônomo Guilherme Badrã-Abdala também está entre os investigados.
Como Funcionava a Fraude
De acordo com o delegado Flávio Reis, coordenador da Operação Golden Boy, a organização criminosa obtinha financiamentos agrícolas e empréstimos fraudulentos. Os gerentes aprovavam cadastros com informações falsas, inflando a capacidade financeira dos “laranjas”. Documentos falsos também eram utilizados na abertura das contas. O dinheiro era então transferido para outras contas, em uma tentativa de dificultar o rastreamento, através de saques e depósitos.
Leia também
Prejuízos e Próximos Passos
Os valores eram retirados das contas, deixando os “laranjas” com o saldo devedor. A Polícia Federal orienta as pessoas que deram entrada em financiamentos e ainda têm dúvidas a entrarem em contato com as autoridades de Ribeirão Preto, através do telefone 3637-1680. O Banco do Brasil não se pronunciou sobre o caso.
A operação demonstra o compromisso das autoridades em combater crimes financeiros e proteger o sistema bancário de fraudes.



