CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PIB brasileiro cresceu 1,26% no terceiro trimestre de 2024

Índice encerra um período de dois trimestres consecutivos em retração; ouça o 'Giro do Agro' com Réger Sena
PIB brasileiro cresceu 1
Índice encerra um período de dois trimestres consecutivos em retração; ouça o 'Giro do Agro' com Réger Sena

Índice encerra um período de dois trimestres consecutivos em retração; ouça o ‘Giro do Agro’ com Réger Sena

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro apresentou sinais de recuperação no terceiro trimestre de 2024, PIB brasileiro cresceu 1,26% no terceiro, após dois trimestres consecutivos de retração. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados da Economia Aplicada (CEPEA) da USP, em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura do Brasil, o crescimento registrado foi de 1,26%, um avanço considerado tímido, mas significativo por interromper a sequência negativa.

Recuperação e projeções para 2024

Com o desempenho positivo no terceiro trimestre, a projeção de queda acumulada do PIB do agronegócio para 2024 foi revisada para 2,5%. O CEPEA estima que o agronegócio pode representar 22% do PIB total do Brasil em 2024, valor próximo aos 23,5% registrados em 2023.

Fatores que impulsionaram o crescimento: Pesquisadores destacam que a recuperação foi impulsionada principalmente pelo aumento do valor bruto da produção, decorrente da elevação dos preços reais no período. O avanço foi generalizado, com crescimento em todos os segmentos do agronegócio, tanto na agricultura quanto na pecuária.

Desempenho dos setores agrícola e pecuário: Apesar da recuperação trimestral, o desempenho acumulado até setembro ainda é negativo, refletindo a pressão sobre o setor. A agricultura apresentou uma baixa de pouco mais de 4%, enquanto a pecuária registrou crescimento de 1,6%. Além disso, incêndios ocorridos a partir do terceiro trimestre de 2024 impactaram negativamente o agronegócio.

Informações adicionais

O impacto negativo foi parcialmente amenizado pelo bom desempenho dos segmentos agroindustriais, de agroserviços e de insumos, que contribuíram para a recuperação observada no terceiro trimestre.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.