CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PIB brasileiro tem indicadores favoráveis após longo declínio

Ouça a coluna 'CBN Economia', com Nelson Rocha Augusto
PIB brasileiro
Ouça a coluna 'CBN Economia', com Nelson Rocha Augusto

Ouça a coluna ‘CBN Economia’, com Nelson Rocha Augusto

Após oito trimestres de recessão, o Brasil voltou a crescer, com um avanço de 1% do PIB no primeiro trimestre de 2017 em relação ao trimestre anterior. Essa notícia positiva, embora esperada por alguns economistas, deve-se principalmente à força do agronegócio.

Agricultura e Exportações Sustentam Crescimento

O agronegócio foi o grande impulsionador do crescimento, com o PIB do agro crescendo 13,4% em comparação ao último trimestre de 2016 e 15,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. As exportações também contribuíram positivamente, impulsionadas pela indústria extrativa mineral, petróleo e automobilística. Apesar do crescimento positivo do PIB, outros setores apresentaram resultados negativos, como a construção civil (-6,3%), gastos do governo (-3%) e gastos das famílias (-2%).

Juros e Reformas: Um Olhar Cauteloso

A redução de 1% na taxa de juros pelo Banco Central, embora esperada pelo mercado, foi acompanhada de um alerta sobre a importância das reformas para o futuro da economia. O Banco Central reforçou que a política monetária deve focar no combate à inflação e que a aprovação das reformas é crucial para dar mais espaço a futuras reduções de juros. Apesar da inflação baixa e da redução recente, a taxa de juros ainda é considerada alta, havendo espaço para reduções significativas, possivelmente chegando a 8,6% ao fim do ano, mesmo com o impasse político atual.

Perspectivas para o Futuro

Embora o crescimento do PIB seja uma boa notícia, a dependência do agronegócio e das exportações demonstra a necessidade de medidas para recuperar outros setores da economia. A redução da taxa de juros, embora positiva, está condicionada à aprovação das reformas. A expectativa é de uma gradual normalização da situação econômica, com a continuidade da queda dos juros e a recuperação de outros setores da economia brasileira.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.