Ouça as informações no ‘Giro do Agro’ desta segunda-feira (6), com a Andrielly Ferro
PIB do Brasil no primeiro trimestre de 2024: crescimento abaixo do esperado
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre de 2024 foi de 1%, inferior às expectativas do mercado. Apesar do crescimento em relação ao trimestre anterior, o resultado indica um desempenho econômico mais fraco que o previsto.
Agropecuária impacta negativamente o PIB
O setor agropecuário apresentou queda significativa de 8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, influenciando diretamente no resultado geral do PIB. Diversas culturas importantes registraram decréscimo na produção: soja (12,2%), arroz (8%), fumo (7,3%) e mandioca (2,7%). Houve exceção para o milho, com aumento de produtividade estimado em 27%.
Desafios para o agronegócio brasileiro
Especialistas apontam que a economia brasileira não se preparou adequadamente para os desafios externos, e a queda no valor de commodities como petróleo e metais agravou a situação. Embora o agronegócio tenha sido um pilar importante para o crescimento econômico nacional em anos recentes, o aumento dos custos de produção (fertilizantes, crédito) e a perspectiva de menor crescimento global em 2025 representam desafios consideráveis para o setor, exigindo ações estratégicas para mitigar os impactos negativos.
Leia também
O agronegócio continua sendo fundamental para a economia brasileira, principalmente em regiões como o Centro-Oeste e interior do Sul, Nordeste e Norte. No entanto, a necessidade de adaptação a um cenário econômico internacional complexo e o aumento dos custos de produção exigem atenção e planejamento por parte do setor.