Homem se banhava no local, que está interditado, quando tomou uma mordida no dedo do pé; ele passa bem
Turistas feridos por piranhas em Tirapina: Prefeitura promove campeonato de pesca para combater o problema
Ataques na Represa do Broa
A Represa do Broa, em Tirapina, tem registrado diversos ataques de piranhas nos últimos meses. O último caso ocorreu no sábado, quando um turista de Campo Grande (MS) sofreu ferimentos no dedo mindinho. Apesar da proibição de banhistas no local desde 27 de janeiro, o turista afirmou ter entrado na água mesmo sabendo do risco, descrevendo a mordida como uma “bela escada” no dedo.
Ação da Prefeitura
Preocupada com a alta população de piranhas e os frequentes ataques, a prefeitura de Tirapina propôs um campeonato de pesca como medida para controlar o problema. A iniciativa é resultado de debates entre a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, a Associação de Moradores e Proprietários de Imóveis no Broa e um biólogo especialista. Além do campeonato, outras ações estão sendo consideradas, como a contratação de uma empresa especializada para monitorar a represa e a criação de uma lei municipal para regular a pesca, proibindo a soltura de espécies invasoras.
Leia também
Regulamentação e Campeonato
A prefeitura busca aprovação junto ao IBAMA e à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo para a realização do campeonato, que ainda não tem data definida nem critérios de classificação (maior piranha ou maior quantidade). A regulamentação levará em consideração o período de piracema, vigente em fevereiro. A ideia é combinar o combate à superpopulação de piranhas com a observância das leis ambientais.



