Córrego que abastece a cidade enfrenta um dos níveis mais críticos das últimas décadas; cidade não adotou o racionamento
Estiagem crítica em Pitangueiras
Pitangueiras, município paulista, enfrenta uma situação de alerta devido aos baixos níveis do córrego que abastece a cidade, um dos mais críticos das últimas décadas. A estiagem prolongada impacta diretamente o fornecimento de água, afetando diversos bairros.
Falta d’água em vários bairros
Embora não tenha sido decretado racionamento, moradores de vários bairros como Jardim Brasília, Santo Antônio, Morada do Sol, Jardim Paulista, Sumaré e parte do Centro, enfrentam períodos sem água nas torneiras. A falta de chuvas agrava a situação. Em maio, por exemplo, a previsão era de 45 milímetros de chuva, mas apenas 2,88 milímetros foram registrados.
Previsão e ações
A Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente acompanha a situação e monitora o consumo de água na cidade. A falta de chuvas e a consequente diminuição do volume de água nos rios exigem atenção da população para o uso consciente da água. É importante que os moradores adotem medidas de economia para minimizar os impactos da estiagem.
A situação em Pitangueiras reflete a realidade de muitas cidades brasileiras que sofrem com a falta de chuvas. A conscientização sobre a importância da preservação dos recursos hídricos é fundamental para garantir o abastecimento de água para todos.



