CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

PL prevê multa para quem utilizar bebes reborn para obter benefícios destinados à crianças de colo

Lei caracteriza como infração administrativa o uso dessas bonecas para simular a presença de um bebê; ouça o De Olho na Política

Lei caracteriza como infração administrativa o uso dessas bonecas para simular a presença de um bebê; ouça o De Olho na Política

Em Ribeirão Preto, a Câmara Municipal analisa um projeto de lei que prevê multa de até R$ 3.700 para quem utilizar bonecas do tipo BB Riborne com o objetivo de obter benefícios como fila prioritária em serviços públicos e privados — PL prevê multa para quem utilizar —. O projeto é de autoria do vereador Igor Oliveira.

O comentarista Bruno Silva destacou que o tema envolve questões complexas, incluindo aspectos de saúde pública e psicológicos. Segundo ele, muitas mães que utilizam essas bonecas podem estar passando por processos relacionados à perda de filhos e adoecimento mental, o que demanda atenção e tratamento adequado.

“Essas pessoas que estão em delírio, que não sabem mais o que é vida, o que é morte, estão adoecidas e precisam de tratamento. Quando uma pessoa cria outra realidade e acredita nela, ela lança mão de mecanismos de defesa do ego para não morrer”, explicou a psicóloga Dani Ellis, em entrevista ao programa.

Bruno Silva ressaltou que, embora o vereador tenha razão ao propor punições para conscientizar a população, o debate público e legislativo deveria focar em problemas mais relevantes, como a falta de médicos e a demora no atendimento em unidades de saúde, além dos desafios da educação e do impacto da inteligência artificial no futuro do trabalho.

Sobre eleições suplementares, foi informado que Guatapará realizará uma nova eleição após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura de Tom Aparecido da Silva, eleito inicialmente com 39% dos votos em 2024, devido à inelegibilidade reflexa relacionada ao histórico político da família. Enquanto isso, o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Frediano Filho, conhecido como Chicão, exerce interinamente a prefeitura.

Também foi mencionada a indefinição em Guará, onde o TSE ainda analisa recursos sobre a candidatura, e a eleição em Bocaina, marcada para o mês seguinte, devido a problemas na eleição anterior. Até o momento, mais de 16 eleições suplementares para prefeituras já foram realizadas no Brasil, refletindo prazos apertados e atrasos na análise da justiça eleitoral, o que gera custos adicionais e desgaste político.

Contexto do projeto em Ribeirão Preto

O projeto de lei visa coibir o uso indevido de bonecas para obter benefícios indevidos, mas enfrenta críticas quanto à complexidade do tema e à necessidade de abordagem psicológica.

Aspectos psicológicos relacionados: Especialistas destacam que o uso das bonecas pode estar ligado a transtornos mentais graves, como delírios e negação da realidade, exigindo tratamento e acompanhamento especializado.

Desafios políticos e sociais: O debate legislativo sobre o tema é visto como um desvio de foco diante de problemas estruturais mais urgentes, como saúde pública, educação e impactos tecnológicos no trabalho.

Eleição suplementar em Guatapará: Após o indeferimento da candidatura de Tom Aparecido da Silva pelo TSE, Guatapará terá nova eleição para prefeito, com o atual presidente da Câmara exercendo a função interinamente até o pleito.

Informações adicionais

O aumento de eleições suplementares no país evidencia desafios na justiça eleitoral, incluindo prazos apertados e análises demoradas, que resultam em custos extras e instabilidade política.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.