Ouça as informações com Dalton Almeida, da EPTV em Brasília
A partir de janeiro de 2014, novas regras e procedimentos passam a valer para os planos de saúde, ampliando a cobertura e oferecendo mais opções de tratamento aos beneficiários. O anúncio foi feito em coletiva no Ministério da Saúde, com a presença do Ministro Alexandre Padilha e representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Medicamentos Orais para Tratamento de Câncer e Cirurgias por Laparoscopia
Uma das principais mudanças é a obrigatoriedade do fornecimento de medicamentos orais para o tratamento de câncer. Anteriormente, os planos de saúde eram obrigados a cobrir apenas os medicamentos intravenosos. Além disso, 28 novos tipos de cirurgia por laparoscopia, técnica minimamente invasiva que proporciona recuperação mais rápida, também serão incluídos na cobertura.
Tratamentos para Dores nas Costas e Outras Novidades
Outra adição importante é o tratamento de radiofrequência para dores nas costas, um problema comum entre os brasileiros. A radioterapia para alguns tipos de câncer no pescoço e na cabeça, bem como a cirurgia de incontinência urinária para homens, também passam a ser cobertas pelos planos. Há ainda novidades para o tratamento de tumores hepáticos e abordagens multidisciplinares, incluindo consultas de psicologia no acompanhamento de cirurgias bariátricas.
Leia também
Saúde Mental e Fisioterapia Ampliadas
Os tratamentos de psicoterapia para transtornos de personalidade e humor também foram expandidos, com destaque para o tratamento de dependência e depressão. Na área de fisioterapia, o paciente terá direito a novas consultas quando houver novidades no diagnóstico.
Para esclarecer dúvidas sobre a inclusão nas novas regras, o Ministério da Saúde disponibiliza o telefone 136 e a ANS, o 0800 701 9656.
Essas atualizações representam um avanço na cobertura dos planos de saúde, proporcionando mais opções e qualidade de vida aos pacientes.



