CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PodFalar, Mãe! #34 Exercícios na gravidez

Professor de educação física traz todas as orientações para as grávidas que estavam sedentárias e querem voltar a ter vida ativa
exercícios na gravidez
Professor de educação física traz todas as orientações para as grávidas que estavam sedentárias e querem voltar a ter vida ativa

Professor de educação física traz todas as orientações para as grávidas que estavam sedentárias e querem voltar a ter vida ativa

Pode falar, mãe. A apresentação. Larissa Castro. Pode falar, mãe, no ar com mais um dilema da mulher grávida: exercício físico. Você estava parada e atrásra que soube que engravidou está a fim de começar a fazer uma atividade? Ou então já fazia e não sabe se essa atividade é adequada para a gestação? Gosta de treinar loucamente? Não sabe se isso vai fazer mal para o seu bebê? Calma que tem muita coisa envolvida aí. Vem com a gente que, na conversa de hoje, você vai ter todas essas respostas.

Exercício físico na gestação: um tabu que precisa ser quebrado

Nossa entrevista é com André Vieira, bacharel e licenciado em Educação Física pela Unicamp, mestre e doutorando em Ciências da Saúde, e professor da área. Segundo André, a crença de que a gestação significa incapacidade física é equivocada. A mulher pode, deve e se exercitar, mantendo suas atividades do dia a dia, adaptando-as conforme a necessidade.

Adaptações necessárias durante a gravidez

Não há exercícios proibidos, mas a intensidade pode ser ajustada ao longo dos trimestres. O primeiro trimestre costuma ser o de maior receio, com redução de intensidade. No segundo, a normalidade pode ser retomada, enquanto o terceiro trimestre exige mais adaptações devido às mudanças biomecânicas (aumento da barriga, alteração do centro de gravidade). Exercícios aeróbicos como corrida, bicicleta e aulas de funcional são liberados, dependendo do condicionamento físico prévio da gestante. O importante é evitar o cansaço extremo e monitorar os batimentos cardíacos e a frequência respiratória.

Benefícios e precauções do exercício na gravidez

Depoimentos de mães que praticaram exercícios como crossfit, musculação e pilates durante a gestação demonstram os benefícios para o sono, bem-estar físico e até mesmo para a alimentação. Embora o crossfit seja de alta intensidade, adaptações podem ser feitas para permitir sua prática durante a gravidez, evitando exercícios de alto impacto e traumas abdominais. Para gestantes sedentárias, iniciar com 10 a 15 minutos de exercícios leves por dia já traz benefícios significativos. Atividades como caminhada, alongamento e hidroginástica são ótimas opções. O excesso de esforço físico pode acarretar problemas como parto prematuro, aumento de pressão e pressão intrauterina. O ideal é respeitar os limites do corpo e adaptar a rotina de exercícios conforme o bem-estar da gestante.

Em resumo, a atividade física durante a gestação é benéfica e possível, desde que adaptada às mudanças corporais e respeitando os limites individuais. Buscar orientação médica e profissional de educação física é fundamental para garantir uma prática segura e prazerosa.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.