Operação na região de Ribeirão Preto ainda deteve 16 homens, que responderão por crime ambiental e pagarão, juntos, R$ 52 mil
Uma operação da Polícia Militar Ambiental resultou na desativação de diversos cativeiros clandestinos de aves raras em quatro cidades da região de Ribeirão Preto: Jardinópolis, Brodowski e Batatais. A ação, desencadeada após denúncias anônimas, apreendeu 93 pássaros e prendeu 16 pessoas em flagrante por crime ambiental.
A Operação e as Consequências Legais
De acordo com o tenente Diogo Araujo, da Polícia Militar Ambiental, a operação foi motivada por denúncias sobre a manutenção de aves em cativeiro. As 16 pessoas detidas, além de responderem criminalmente, foram autuadas e deverão pagar um total de R$ 52 mil em multas. Muitas das aves apreendidas foram avaliadas por veterinários e, quando possível, reintroduzidas em seus habitats naturais.
Espécies Ameaçadas e o Tráfico de Animais
O tenente Araujo destacou que, entre os 93 pássaros apreendidos, algumas espécies correm sério risco de extinção na região, como o pá-da-tiva e o azulão. A Polícia Ambiental investiga também o possível envolvimento dos detidos com o tráfico de animais. Segundo Araujo, algumas aves são retiradas da natureza para serem vendidas ilegalmente, enquanto outras são anilhadas de forma irregular para aparentarem legalidade.
Leia também
Como Denunciar Crimes Ambientais
A Polícia Militar Ambiental incentiva a população a denunciar crimes ambientais através do telefone 190 ou do Disque Ambiente, no número 0800-11-3560.
A ação demonstra o compromisso das autoridades com a proteção da fauna silvestre e o combate ao comércio ilegal de animais na região.



