Período de proibição de pesca para a desova de peixes acabou nesta segunda-feira (28); confira os destaques do ‘Giro do Agro’
Piracema: Fim da proibição e balanço da fiscalização
Após três meses de proibição devido à piracema, período de reprodução dos peixes, a pesca foi liberada em 1º de março. A fiscalização nas regiões de Ribeirão Preto e Franca resultou na apreensão de mais de 1,5 tonelada de peixes e cerca de 500 apetrechos de pesca. Foram aplicadas mais de 200 autuações, totalizando quase R$ 400 mil em multas. As chuvas durante o período podem ter contribuído para o sucesso da desova.
Aquicultura em crescimento
O setor de psicultura brasileiro registrou crescimento de quase 2,5% em 2022, mantendo uma tendência ascendente desde 2014. De acordo com a plataforma Peixebr, esse crescimento é resultado de investimentos e esforços da cadeia produtiva para estimular o cultivo e consumo sustentáveis.
Tilápia: líder na produção
A tilápia continua sendo o peixe mais cultivado no Brasil, com produção superior a 550 toneladas em 2022, representando um aumento de 3% em relação a 2021. O Brasil ocupa atualmente a quarta posição no ranking mundial de produção de tilápia, com perspectivas de crescimento e ascensão na classificação.
Leia também
O setor pesqueiro demonstra vitalidade, com a pesca retornando após o período de piracema e a aquicultura mostrando resultados positivos. A tilápia se destaca como carro-chefe da produção nacional, indicando um futuro promissor para o setor.